Helena Sofia é cantora e compositora, tendo lançado dois álbuns solo: “Tormenta” (2016), produzido por André Prodóssimo, e “Desejo Canibal” (2014), com a banda A Música Perturbada Brasileira e produção de Gladson Targa. Ambos os álbuns foram produzidos de forma independente e todas as canções são de sua autoria, contando com algumas parcerias em “Tormenta”.
Integrou a banda Sincopé, de 2010 a 2015, atuando como baixista e acordeonista, com a qual gravou o CD “Caça-Palavras”, lançado em 2015. Também participou da gravação do CD do compositor Rapha Moraes, “La Buena Onda”, vencedor do Prêmio Saraiva de Novos Talentos. Atualmente, também é integrante do grupo de MPB para Crianças, Taque Tique Tá, cujo primeiro CD será lançado em 2016.
Na área acadêmica, é bacharel em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP e Mestre em Música pela UFPR, com a pesquisa “Sei dos Caminhos: análise das canções de Itamar Assumpção e Alice Ruiz à partir dos conceitos semióticos de Luiz Tatit”. Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, estudando piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, além de cantar em corais e grupos vocais durante a adolescência, participando de diversos espetáculos. Foi palestrante no Ciclo de Debates “Tradição e Modernidade na MPB”, realizado pela FAP e o SESC, com o tema “Itamar Assumpção: a vanguarda e as fronteiras da MPB”. Como escritora, teve dois contos publicados pela Editora Estronho, o mais recente na antologia “Elas, cruéis”.
Atualmente gerencia o Estúdio Old Cat, com produções voltadas para músicos.